quarta-feira, 20 de junho de 2012

Chevette 1979 SL Chateau





Interior vinho

Mecânica original 1.4 e 4 marchas

Rodas e volante de época

Está com assoalho e porta malas bem podre. O resto está em bom estado.


Algumas fotos antes da reforma:









Já está em restauração,  breve coloco mais fotos do processo.

O interior é igual da foto, mas um pouco menos conservado (muito menos).
fonte: algum lugar da internet que não lembro mais.


E para quem diz que chevette não tem historia, está aqui um texto retirado do site www.chevetteclubedobrasil.com.br até o ano de 78 somente, o texto continua.

"Foi com o número 909 que a GM batizou o projeto de desenvolvimento de seu primeiro veículo de passageiros de pequeno porte – o Chevette. A idéia surgiu ainda em 1962 e ganhou força com a pesquisa de mercado realizada em 1965, que detectou a existência de dois segmentos viáveis no mercado brasileiro, os de automóveis de médio-pequeno e médio-grande portes.
 Para o  Chevette se investiu  US$ 102 milhões. Em uma nova fábrica de motores, na duplicação da fundição, em uma nova estamparia e em uma nova linha de montagem.
Em 1970 a decisão é tomada e 1.600 homens são designados para dedicar-se exclusivamente ao Projeto 909.  Onde 600 cuidariam da construção da nova fábrica – hoje conhecida como MVA – enquanto os outros mil trabalhariam no ferramental do carro. Apenas neste ano o número de funcionários de São José dos Campos cresce de 3 para 8 mil.
No âmbito nacional, o Chevette transforma-se em agente de desenvolvimento econômico. Novas indústrias fornecedoras de autopeças se estabelecem. Novas concessões Chevrolet são nomeadas, fazendo crescer a rede distribuidora. Aumentam, também, os recolhimentos aos cofres públicos, que retornam à comunidade sob a forma de obras e serviços.
A base de toda a tecnologia do Chevette está no seu ferramental. Para produzi-lo foram admitidos mais de 50 bons modeladores na Fundição. Essa equipe concluiu um total de 75.300 horas em modelação. Na Estamparia foram utilizadas cerca de 400 peças estampadas, num trabalho em que 750 homens gastaram dois milhões de horas na execução de 800 matrizes e 500 dispositivos especiais.
Considerado o anti Fusca o Chevette tinha linhas modernas com motor de 1,4 litro e 68 cv (potência bruta) trazia comando de válvulas no cabeçote, acionado por correia dentada (o primeiro no país). Inovador em itens de segurança, como pisca-alerta e coluna de direção não-penetrante, sua carroceria auto deformante e pneus sem câmera. Outro item de destaque: o sistema hidráulico de freio com duplo circuito, independente nas rodas da frente e nas de trás.
Com velocidade final, por volta de 145 km/h, possuía tanque de combustível de 45 litros, logo atrás do encosto do banco traseiro, em posição inclinada -- melhor para a segurança em caso de colisões.
Sendo o primeiro carro mundial da General Motors com  lançamento no Brasil, foi apresentado à imprensa em 24 de abril de 1973, na versão sedã de duas portas -- Um anúncio à época do lançamento dizia "A GM não faria apenas mais um carrinho. No dia seguinte ao lançamento, Joelmir Betting escrevia em sua coluna da Folha de São Paulo: “O Chevette leva a chancela da GM e a Gm não brinca em serviço.
Em 1974 o Chevette se consagrou um sucesso de vendas e foi considerado o carro do ano de 1973.
Em 1975, é lançada a versão esportiva GP (Grand Prix) em comemoração ao Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Foi o carro oficial do evento e oferecido aos pilotos para que rodassem em São Paulo naqueles dias.
Vinha na cor prata, com uma larga faixa preta que se iniciava no capô e continuava na tampa do porta-malas. A faixa estava presente também nas laterais e tinha a inscrição GP nas portas. Faróis de neblina e sobre-aros nas rodas completavam a aparência.
Em 1976 é lançada a versão SL, com molduras cromadas nas lanternas e jogo de frisos.
Em 1977 é lançados a versão GP II, com modificações no motor, novo comando de válvulas, distribuidor e carburador aperfeiçoados.
Em 1978 vinha a primeira reestilização. Na frente, o desenho da grade dividida em dois retângulos foi baseado no Pontiac Firebird, esportivo americano. Para o ano seguinte era lançada a versão de quatro portas. O comprimento e o espaço interno permaneciam os mesmos. Sucesso na exportação, foi muito vendido para países vizinhos da América do Sul"
Fonte: http://www.chevetteclubedobrasil.com.br/page_23.html

Ficha técnica 

Motor:

 1.4 a gasolina
Dianteiro, longitudinal, quatro cilindros em linha, quatro tempos, refrigerado a água, duas válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote acionado por correia dentada.
Cilindrada: 1398 cm³
Taxa de Compressão:   7,8:1
Potência máxima: 65 cv SAE a 5800 rpm
Torque máximo: 10,3 mkgf SAE a 3000 rpm
Alimentação: Carburador simples de fluxo descendente.

Suspensão:


Dianteira - Independente com braço triangular superior, braço simples inferior, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos.
Traseira - Eixo rígido, braços tensores longitudinais, barra transversal Panhard, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos. 

Transmissão:

 Motor longitudinal com tração traseira  por cardã. Câmbio mecânico de 4 marchas

Freios:

Disco na dianteira e tambor na traseira, acionamento hidráulico de dois circuitos independentes. Freio de estacionamento na traseira acionado por cabos de aço. 






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